terça-feira, 20 de julho de 2010

Palavra de Piloto - II



Hoje em dia existem muitas ligas virtuais, tanto no Brasil como no mundo para a realização dos campeonatos. Existem vários formatos e várias categorias para tudo que é tipo e gosto. Cockpits, volantes com force feedback e muito mais para tornar a coisa ainda mais real.

No Brasil existem ligas muito bacanas, como a La Piazza Racing, a GTR Brasil, a Liga IVR, entre várias outras as quais têm um trabalho de gente muito séria por trás. Os campeonatos inclusive contam com premiação e tudo, entre troféus, medalhas, monitores, volantes, cockpits, enfim... Existe uma quantidade enorme de coisas envolvidas por trás disso tudo, que aos olhos dos leigos se parece com um simples joguinho.

Esses simuladores realmente trazem uma imersão muito grande a quem joga, e para os pilotos “reais” ajuda muito, principalmente na concentração e nos ajustes dos carros. Várias fábricas de pneus e montadoras estão se envolvendo nesses simuladores e isso trás para nós a mensagem de que o AV tem muito ainda a crescer e evoluir.
Fora tudo isso, os campeonatos de forma geral são pagos, existe quase sempre uma taxa de inscrição para os participantes. Sinal de quem simplesmente quer jogar para brincar de bate-bate vai acabar perdendo dinheiro e credibilidade, pois as ligas têm regulamentos e regras que precisam ser seguidas, para que não aconteça de aparecerem os espertinhos que querem apenas zoar e estragar o hobbie dos outros.

Inclusive existem as transmissões ao vivo das corridas pela internet , o que atrai um grande número de telespectadores e isso acaba trazendo patrocinadores reais justamente por causa da divulgação e promoção que essas transmissões acabam tendo.

Muitas equipes foram criadas, onde seus integrantes compartilham de grandes amizades e união. Eu posso dizer aqui que tenho orgulho de participar de uma equipe que dá um show de fidelidade e companheirismo. A minha equipe virtual é a TBR (Team Brasil Racing) e meus companheiros que dela participam são pessoas que amam o AV e o automobilismo real de uma forma geral. São pessoas aficionadas por automobilismo e é muito bacana compartilhar experiências com eles. A gente troca muita informação e se ajuda mutuamente, e isso tudo acaba sendo revertido para a vida real, o que é algo muito bacana.

Nesse semestre que estamos entrando, eu irei participar de mais campeonatos e em breve darei mais informações para todos vocês que quiserem acompanhar ou participar junto. Além de mim, no Brasil pilotos como Valdeno Brito, Cacá Bueno, Beto Monteiro, entre outros, participam dos campeonatos virtuais.

Para finalizar eu convido a todos que quiserem ingressar nesse mundo, onde você acaba tendo, nem que por uns momentos, a sensação de estar realizando um sonho de ser um piloto de verdade.

A seguir, alguns links dos campeonatos, transmissões e da minha equipe virtual.
Grande abraço!

Equipe TBR: http://teambrasilracing.blogspot.com/

Liga LPRacing: http://www.lpracing.com.br/site/
Liga GTR Brasil: http://www.gtrbrasil.com/
Liga IVR: http://www.ligaivr.com.br/
Liga R2P: http://www.race2play.com/

Transmissão AV:

Race Brasil: http://www.racebrasil.com.br/
Grid TV: http://www.gridtv.com.br/

Simuladores:

Race On: http://www.race-game.com/
Rfactor: http://www.rfactor.net/
IRacing: http://www.iracing.com/
Armaroli: http://www.armaroli.com/

P.S.: Não se esqueçam de acompanhar a segunda etapa do Trofeo Linea a ser realizada no próximo domingo, em Londrina/PR com a transmissão da Race TV e da SporTV, mais especificamente as 15hs. Conto com sua torcida!

8 comentários:

tarso marques disse...

automobilismo virtual é levado a serio por muita gente...

em muitos casos é a maneira encontrada pelos amantes do automobilismo que nao tem a oportunidade de acelerar um carro de corrida de verdade... e com a vantagem de ser muito mais barato, principalmente em caso de batidas...

Yalam Caroso disse...

Em poucas palavras e com maestria, nosso querido Braga conseguiu sintetizar o que se trata o Automobilismo Virtual. Discriminado por muitos, amados por tantos outros, no fim é a paixão pelo Automobilismo ao acesso de mais pessoas do que normalmente seria possível. Ainda sendo possível viver muito das emoções das pistas, acertos de carros, disputas acirradas, mas nem por isso desrespeitosas. Parabéns pelo texto Braga, parabéns pelo Blog e muito obrigado por estar próximo disso tudo!

Abraço Forte
Toda equipe TBR

Anônimo disse...

Muito bom o post Braga!
Ve se volta a correr com a gente lah na LigaIVR ;)

Abraços

Rafael Campos de Bastiani
http://tuxracing.rfdev.org

Ricardo Pedro disse...

Boa matéria Braga, quero deixar registrado e lembrar a todos que como desenvolvedor de física de simuladores, o Bragantini esteve diretamente envolvido dando todo o feedback e reações em algumas categorias criadas baseadas no automobilismo brasileiro como o Renault-SuperClio e StockCar Light!

Um abração Braga!

Unknown disse...

Muito bom Braga, sempre muito envolvido com o automobilismo de todas as formas, e obrigado de sempre participar com a gente.

Grande abraço!

Skins design by eyder disse...

Bragantini belíssimo post!
A cada dia mais orgulho de tê-lo conosco na TBR!!!
Automobilismo Virtual só tem a crescer com o apoio de pessoas como vc!

Parabéns pelo blog!

Fabricio Santos disse...

Muito bom o post André! A participação de pilotos reais experientes como você é muito importante para alavancar o AV Nacional.

A. BASTOS - BLACKBIRD #198 disse...

Excelente!!
Eu sou um desses pilotos q sempre teve no sangue a vontade de pilotar, mas nao tinha dinheiro no bolso...
Obrigado Bragantini por, atraves de suas conhecedoras palavras, enaltecer o AV...
Boas Races!!!
Abs