terça-feira, 13 de julho de 2010

Palavra de Piloto - I

Primeira etapa - Rio de Janeiro

Bom pessoal,

Venho através desta estrear minhas colunas deste ano a respeito das minhas corridas e do automobilismo em geral. Vou começar falando sobre a primeira etapa do Trofeo Linea, realizada entre os dias 27 e 30 de maio no Autódromo Internacional de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Estreia de uma categoria sempre é tudo muito complicado, pois são carros novos, novas equipes, pilotos, organização, enfim... Eu sinceramente esperava menos do que eu vi. Fiquei realmente muito contente e animado por ver a organização realizada pela RM Events. Carlinhos Romagnolli e família Massa estão de parabéns pelo início de temporada. Evento muito bem organizado, bom público para um dia de sol nas praias cariocas e mesmo assim a galera não deixou de prestigiar.

Para mim, foi muito positivo tudo que me aconteceu. Esse ano eu conto novamente com o patrocínio do Laboratório Eurofarma e do apoio da Credipar. A minha equipe é novamente a Full Time do competente Mauricio Ferreira. Full Time a qual participa também da Stock Car e da GT3. Começamos com treinos coletivos na quinta-feira e de uma forma geral todos os carros não tiveram maiores problemas, tudo correu dentro da normalidade. Foi um dia mais proveitoso para nos acostumarmos com o carro, conhecer todo o funcionamento das coisas de uma forma geral. O resultado na tabela de tempos em si não era o mais importante para este dia, mas começamos bem, andando sempre entre os seis primeiros, tanto eu como meu companheiro de equipe Alceu Feldmann. Nossa parceria tem sido bem bacana e creio que teremos um grande campeonato pela frente.

Na sexta-feira, comecei novamente andando muito bem, agora entre os três primeiros e isso me animou bastante. Mas já no final do dia senti algo estranho, uma perda de potência no carro que me fez perder cerca de 1 segundo por volta. No sábado pela manhã, tivemos outro treino oficial e fiquei quase entre os últimos, o que confirmou nosso problema. Levamos o carro para os engenheiros da categoria darem uma olhada e eles nos deram algumas dicas sobre o que poderia resolver nosso problema. Optamos por corrigir as falhas e não trocar de motor para a classificação, o que seria um grande risco.

Bem, não adiantou nada e minha posição de largada foi apenas a 13ª colocação entre os 19 carros. Na primeira corrida da rodada dupla eu percebi que o máximo de pontos que eu conseguisse fazer seria excelente largando de onde eu estava e devido ao nível excelente de pilotos que a categoria apresenta. Trocamos enfim o motor para a corrida esperando alguma melhora. E deu tudo certo! Larguei bem, fui fazendo uma corrida agressiva, me aproveitando dos enroscos da frente e acabei cruzando em um excelente quarto lugar. Com as punições dos dois pilotos da minha frente, subi ao pódio em segundo, o que foi excelente tendo em vista a posição que larguei.

Para a segunda corrida, invertem-se as posições dos oito primeiros colocados da primeira prova. Portanto eu que cheguei em segundo, larguei em sétimo. Bem, vamos lá, mesma estratégia de pensar no máximo de pontos. Mas meu carro se apresentava muito bem, como na primeira corrida e vim conseguindo algumas ultrapassagens, saindo dos acidentes até que me vi em segundo novamente. Tentei de todo jeito ultrapassar o Ulisses Silva, mas ele se defendeu muito bem e conquistei mais um excelente segundo lugar, o que me colocou na liderança do campeonato.

Acabei sendo o campeão da etapa, que é uma premiação para o piloto que conquista mais pontos nas duas corridas e isso me deixou extremamente satisfeito, tendo em vista que esta foi minha primeira corrida do ano, sendo que fiquei parado por quase seis meses.

Agora e partir para Londrina em busca de mais ótimos resultados e tentar assim manter a liderança do campeonato. Conto com a torcida de todos vocês e vou dar o melhor de mim para tentar trazer mais troféus para casa!

Um grande abraço a todos!!!
André Bragantini

Um comentário:

tarso marques disse...

mto legal o texto.

é bom ler um relato dos pilotos após as corridas, ter a opiniao de quem tava la dentro....

espero que continue com os textos e os bons resultados na pista!